O QUE É ENADE?

ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, uma avaliação anual aplicada pelo MEC que determina o nível dos cursos superiores, considerando a performance dos alunos na prova.

Isso significa que uma boa prova determinará a pontuação da sua graduação, podendo representar um grande diferencial perante o mercado de trabalho.

Anualmente, o MEC publica uma portaria definindo os cursos que serão avaliados.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ENADE?

O ENADE avalia a qualidade do curso e da instituição de ensino na qual o aluno estuda. Portanto, quanto melhor o desempenho do estudante na prova, melhor será a avaliação da qualidade do curso.

Dessa forma, o bom desempenho do estudante no ENADE terá maiores chances de conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e na jornada acadêmica pós-graduação.

QUEM DEVE PARTICIPAR?

O MEC determinou que os estudantes concludentes dos cursos elegíveis no ano de 2023 deverão fazer o exame.

Confira abaixo a relação dos cursos elegíveis este ano:

A participação é obrigatória para os estudantes que estão se formando nos cursos que constam nas portarias do ano de 2023.

Portanto, o estudante que não fizer a prova e responder ao Questionário do Estudante não poderá colar grau e a instituição não poderá emitir o diploma.

O resultado do Enade faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior.

SAIBA SE VOCÊ REALIZARÁ O ENADE

Lista com os nomes de todos os alunos e locais que vão fazer a prova do ENADE.

CRONOGRAMA

AÇÃOPERÍODO
Acesso e cadastro27/06 a 18/11/2023
Indicar em qual curso prestará a avaliação, caso seja concluinte de dois ou mais cursos avaliados no Enade 202301/09 a 15/09/2023
Solicitar tratamento pelo Nome Social01 a 8/09/2023
Solicitar atendimento Especializado01 a 8/09/2023
Resultado da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados15/09/2023
Recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados16 a 22/09/2023
Resultado do recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou pelo Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados29/09/2023
Preencher o Questionário do Estudante01/09 a 25/11/2023
Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade6/11 a 26/11/2023
Solicitar dispensa de prova, caso o estudante concluinte habilitado não tenha comparecido no dia da aplicação da mesma04/01/2024 a 09/02/2024
Deliberação, por parte da IES, das solicitações de dispensa dos estudantes04/01 a 20/02/2024
Entrar com recurso da solicitação de dispensa de prova quando indeferido pela instituição21/02 a 06/03/2024
Resultado dos recursos das solicitações de dispensa do estudante e da IESAté 20/03/2024
Divulgação dos resultados: Boletim de Desempenho Individual do Estudante; Microdados; Relatórios de Cursos, IES e Síntese de Área; Conceito EnadeAté 10/09/2024

Clique aqui e realize as ações do ENADE durante os períodos demonstrados no cronograma oficial.

NOSSOS ALUNOS TÊM UM RECADO PARA VOCÊ

Reproduzir vídeo

PERGUNTAS FREQUENTES

Segundo o cronograma oficial, a data da prova do ENADE 2023 é dia 26 de novembro.

O ENADE é componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao MEC.

O ENADE é formado por duas etapas obrigatórias:

  1. O Questionário do Estudante – o questionário do estudante solicita os dados pessoais e profissionais, perfil socioeconômico, escolaridade do aluno, além de perguntas sobre a Instituição de Ensino do estudante.
  2.  
  3. A Prova – a prova conta com 40 questões, formuladas com base em situações-problema e estudos de caso. A prova é composta de perguntas de:

FORMAÇÃO GERAL: 10 questões = 1 discursiva + 9 de múltipla escolha;

COMPONENTE ESPECÍFICO: 30 questões = 1 discursivas + 29 de múltipla escolha.

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:

  • Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 01 (uma) discursivas e 9 (nove) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;
  • Componente específico de cada área de avaliação, 30 (trinta) questões, sendo 1 (uma) discursiva e 29 (vinte e nove) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

A prova de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos, e as questões discursivas avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Sim, o preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório. O preenchimento do questionário ocorrerá exclusivamente por meio do portal do Inep. Pois a consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante somente é possível depois do preenchimento do Questionário do Estudante.

CONFIRA OUTRAS DÚVIDAS RESPONDIDAS PELO INEP: